Top Menu

Fibromialgia: Conheça o melhor tratamento fisioterapêutico

A fibromialgia é caracterizada como uma dor crônica em várias regiões do corpo, estas regiões são conhecidas como tender points. O tender point aparece em 18 pontos específicos do corpo. Para que o diagnostico da fibromialgia seja positivo, os 18 pontos devem ser palpados por um médico ou fisioterapeuta.
o que é tender point - 18 pontos da fibromialgia

Se mais de 11 pontos dos 18 pontos estiverem doloridos, o diagnostico é positivo para fibromialgia.  Sabemos que a fibromialgia é uma doença do sistema nervoso central, mas a dor ocasionada no paciente advém da hiperestimulação dos motoneurônios. Acima temos a imagem dos 18 pontos da fibromialgia, elaborado por Smith.

Qual a causa da fibromialgia

Não existe causa especifica para fibromialgia, ela é classificada como uma doença autoimune. Sabemos que alguns fatores estão relacionados ao seu surgimento, como:

·         Serotonina baixa
·         Desequilíbrio hormonal
·         Estresse mental
·         Tensão

É uma doença sintomática e consiste em:

1. Dores generalizadas pelo corpo e recidivantes,
  2. Fadiga,
  3. Cansaço físico,
  4. Alterações no sono,
  5. Sensibilidade ao urinar,
  6. Cefaleia
  7. Distúrbio psicológico.

Veja nosso vídeo explicando a realidade da fisioterapia ainda em 2020. Veja agora.

Fibromialgia e a Fisioterapia

tratamento fisioterapeutico na fibromialgia

Os pacientes quando diagnosticados com a fibromialgia, devem começar atividades físicas imediatamente, afim de minimizar os efeitos das dores e prevenir este quadro álgico. A medicação também ajuda combater os sintomas da doença, é receitada somente por um médico.

O exercício físico ajuda combater o estresse emocional, liberando mais serotonina na corrente sanguínea. Como falamos, os baixos níveis de serotonina estão relacionados a fibromialgia, por isso é importante a pratica de exercícios aeróbicos no tratamento fisioterapêutico.

Outros bons hábitos influem no aumento do serotonina (hormônio da felicidade), como:

• Receber uma massagem: Nesse momento entra o tratamento da fisioterapia manual, a técnica que melhor se encaixa é a liberação miofascial, pois é voltada para desativação dos tender points do paciente fibromialgico.

• O Dry Needling - Agulhamento a seco, também é uma técnica fisioterapêutica especifica no tratamento dos pontos doloroso, através do agulhamento a seco, conseguimos eliminar a dor imediatamente, com a destruição dos pontos dolorosos. Assim o tecido musculoesquelético se regenera em até 10 dias após o agulhamento. Saiba mais sobre dry needling

• Acupuntura é auxilada ao tratamento da fibromialgia pois é outra técnica de agulhamento a seco e reduz imediatamente a dor do paciente.

Atenção: Devido aos baixos níveis de serotonina é comum observar a depressão nestes pacientes. Por isso é importante o auxílio psicológico em alguns casos, pois o trabalho da mente influi na doença diretamente. Nesse sentido é recomendado que o fisioterapeuta enxergue que a fibromialgia está relacionada a saúde mental de seu paciente.

Qual o melhor tratamento da fisioterapia para fibromialgia?

O melhor tratamento da fisioterapia envolve:

1.          Atividades aeróbicas: Como a caminhada, a esteira, a bicicleta e a hidroterapia
  2.          Liberação Miofascial + Agulhamento a seco: A liberação funciona como uma técnica de relaxamento muscular. E isso ajuda na fadiga, reduzir a dor e a melhorar a qualidade do sono. O agulhamento a seco é o responsável por acabar com mecanismo da dor. A combinação dos 2 métodos seria um dos tratamentos mais eficientes da fisioterapia

fisioterapia na fibromialgia

A eletroterapia na fibromialgia é bom?

A eletroterapia, principalmente o TENS é utilizado para reduzir a dor. Porém os efeitos não são duradouros. Algumas posições nesse tipo de tratamento, como por exemplo: decúbito lateral são desconfortáveis para paciente.

Outros aparelhos como ondas curtas e laser não se encaixam bem no tratamento fisioterapêutico. A diatermia está em desuso na fisioterapia como um todo, mas pensando na fibromialgia. Os tratamentos de calor são uma das alternativas para a redução da dor, mas não é o melhor tratamento, porque diatermia junto com a eletroterapia,  não destroem os tender points e não devem ser a base do tratamento fisioterapêutico.

Por que não usar eletroterapia ?

Um tender point da fibromialgia é o mesmo da dor miofacial, isso significa que os pontos dolorosos são ocasionados por bandas de tensão. Estas bandas não conseguem ser tratadas pelo corpo humano. A síndrome miofascial consiste na degeneração da fibra muscular, aglomeração nuclear e destruição das fibrilas. Ou seja, os famosos nódulos nos tendões, músculos e coxim gorduroso.

fibromialgia na fisioterapia

O sistema fisiológico humano tende a reparar as lesões musculares e liberar as células inflamatórias para o processo de reparo. Porém os neuropeptídios liberados excitam a produção de mais acetilcolina, causando a hiperestimulação das bandas musculares e mais espasmo muscular. Ou seja, o corpo humano não consegue se autorreparar!

Um ciclo vicioso é encontrado nos tender points e trigger points, pois o corpo não consegue reparar o tecido musculoesquelético. Por isso a importância do tratamento fisioterapêuticos para destruir as fibras musculoesqueléticas acometidas, pois assim é possível a regeneração do tecido.

Atualmente os mecanismos eficazes são o DryNeedling e a Acupuntura. São duas técnicas especificas de agulhamento a seco e costumam responder bem nos pacientes com fibromialgia. Deixamos um link para um artigo sobre evidências do agulhamento a seco na dor miofascial.

Qual o salário de um fisioterapeuta com doutorado ?
O fisioterapeuta com doutorado ganha cerca de R$ 1,5 mil para uma carga horária de 30 horas. Profssionais concursados ou professores de faculdade ganham em média R$ 50,00 a hora trabalhada. Mas isso varia de faculdade para faculdade. Saiba mais clicando.
Como ficar rico na fisioterapia?
Não tem fórmula mágina. Porém nos sabemos que com um mindset bom, teremos um um fisioterapeuta de sucesso. Nos ensinamos nessa matéria "como ganhar muito na fisioterapia" como ser rico na fisioterapia. Clique aqui e aprenda
Qual a área da fisioterapia que ganha mais dinheiro?"
Infelizmente o fisioterapeuta é desvalorizado em todas as áreas, não existe uma área que paga mais. Porém, por experiência própria sabemos que área que paga mais é dermatofuncional, desportiva e UTI.
Quanto ganha um fisioterapeuta de UTI?"
Sim, um fisioterapeuta de UTI ganha em média 4.682,00 reais. Sendo que a média salarial do fisioterapeuta é R$3.088,00.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Blogger by Templates Top Best | Distributed by Templates Para Blogger