Como deixar o corpo forte e não contrair doenças virais

A gripe é uma das doenças virais mais frequentes. Geralmente dura de 1 a 3 semanas e pode fazer você se sentir muito mal.

Os sintomas da gripe incluem febre, calafrios, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza e dores no corpo. Você também pode ter náuseas ou vômitos.

A gripe pode ser mortal para pessoas com certas condições médicas ou sistemas imunológicos enfraquecidos. Por exemplo: pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares (como asma), mulheres grávidas e crianças pequenas correm maior risco de desenvolver complicações graves da gripe.

Existem dois tipos de vacinas que podem ajudar a protegê-lo contra a gripe:

1) A vacina injetável (injeção) é administrada como uma injeção no músculo do braço e oferece proteção por até 12 meses.

2) A vacina por spray nasal (vacina viva atenuada contra influenza-LAIV) fornece proteção contra o vírus influenza por até seis meses, esta ainda está em fases de testes avançadas. E muito provavelmente chegará para uso comum nos próximos anos.

Abaixo vamos ver um pouco das principais doenças virais. Acompanhe.

Gripe

O vírus influenza é uma doença respiratória que pode ser causada por um dos muitos tipos de vírus influenza. O vírus entra no corpo pelo nariz, boca ou garganta e depois viaja para os pulmões e trato respiratório.

A gripe é uma doença contagiosa que pode se espalhar de pessoa para pessoa através de gotículas no ar quando uma pessoa infectada tem tosse ou espirra. Também pode se espalhar se alguém tocar em algo com gotículas e depois tocar na boca, olhos ou nariz.

Uma vacina contra a gripe está disponível todos os anos para ajudar a prevenir a infecção pelas cepas atuais do vírus influenza.

doenças virais
Image by DCStudio on Freepik

Herpes

O vírus do herpes é um vírus contagioso que possui dois tipos, o HSV-1 e HSV-2. HSV-1 é o tipo ao qual a maioria das pessoas está exposta quando crianças de familiares ou amigos com herpes labial. O HSV-2 é uma doença sexualmente transmissível mais comum entre adultos.

O HSV-1 causa feridas dolorosas na boca ou nos lábios, enquanto o HSV-2 causa feridas dolorosas nos órgãos genitais ou no ânus.

Ambos os tipos de herpes podem ser transmitidos ao entrar em contato com os fluidos corporais de uma pessoa infectada, como saliva e sêmen. Também pode ser transmitida através do contato da pele com alguém que tenha uma ferida visível ou uma área onde já se tocou e depois tocou a boca, genitais ou ânus de outra pessoa.

Como fortalecer o sistema imunológico

Com o sistema imunológico, estamos falando do sistema de defesa natural do nosso corpo. Ele foi projetado para nos proteger de infecções, doenças e outras ameaças. O sistema imunológico responde a essas ameaças produzindo anticorpos que podem combater a substância estranha.

Existem muitas maneiras de fortalecer o sistema imunológico e torná-lo mais eficaz no combate a essas substâncias estranhas. Uma maneira é através de hábitos alimentares saudáveis. Comer uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e sementes fornecerá ao seu corpo todos os nutrientes necessários para funcionar adequadamente.

O sistema imunológico é uma rede complexa e interconectada de células, tecidos e órgãos que protege o corpo contra infecções.

O sistema imunológico inclui os seguintes componentes:

-Medula óssea

-Gânglios linfáticos

-Baço

-Amígdalas

-Glândulas adrenais

-Fígado

-Pâncreas

-Intestinos

Um sistema imunológico saudável é vital para a capacidade do corpo de combater infecções e doenças.

Uso de suplementos para fortalecer o sistema imunológico

Suplemento é um tipo de alimento ou bebida que você pode comer ou beber para obter nutrientes que não estão em sua dieta.

A maioria dos suplementos são vitaminas, minerais, fibras ou outras substâncias como l lisina por exemplo que as pessoas podem não obter o suficiente de sua dieta. Suplementos são geralmente tomados por via oral.

Os suplementos podem ser classificados em dois grupos: os que devem ser tomados todos os dias e os que devem ser usados apenas quando necessário.

A suplementação é uma prática comum no mundo moderno. Suplementos são geralmente usados para corrigir deficiências na dieta. Eles também podem ser usados para melhorar o sistema imunológico e ajudá-lo a combater doenças e enfermidades.

Os suplementos não são regulamentados pelo FDA e podem ser vendidos sem qualquer evidência científica de que funcionem, portanto, devem sempre ser comprados com cautela.