Pus: o que é isso? Porque dá no corpo?

A maioria das pessoas conhece o famoso pus e sabem que sua presença está, na maioria das vezes, relacionada com problemas infecciosos e proliferação de bactérias.

Porém, existe muito mais mistérios envolvidos por trás da formação dessa substância que é tão comumente vista em nossa rotina diária.

Separamos informações completas sobre os pus e os locais.

Tem até uma receita caseira para curar pus!

O que é pus?

O pus, nada mais é que uma substância viscosa formada por células mortas, soro, glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, proteínas e outros elementos. Este tipo de secreção, pode ter variação de cor que vai do branco ao amarelo claro e a cores próximas do verde.

Normalmente, o pus aparece como resultado da segregação de um tecido que, em geral, sofre algum tipo de infecção, ou seja, algum tipo de lesão. Ao processo de formação do pus damos o nome de supuração.

Como você mesmo deve imaginar, a sociedade tem em mente que o pus tem ligação direta com bactérias, mas as coisas não são totalmente assim.

Como se forma o pus?

O que muitas pessoas não sabem, é que o pus tem relação direta com uma reação do sistema imunológico, ou seja, o pus é resultado da ação das células de defesa do corpo contra as bactérias que o ameaçam e causam a infecção.

Dessa forma, podemos dizer que o pus aparece somente em pessoas que tenham o sistema imunológico funcionando normalmente, como uma forma de aviso de que algo está sendo combatido.

Logo, a formação do pus não feita por ação das bactérias e sim pelo nosso próprio sistema imunológico para nos defender de infecções normalmente bacterianas.

Quando o corpo cria uma bolsa para coletar o pus, damos o nome de abscesso e ele pode se formar em qualquer órgão como fígado, rins, pulmão e cérebro. Patologias que apresentam abscessos, normalmente indicam infecção grave, com febre, suores e calafrios.

Já quando ocorre o acúmulo de pus em cavidades naturais do corpo humano, damos o nome de empiema. Algumas dessas cavidades naturais são: pleuras, meninges, articulações, vesícula e outras.

Qual a função do pus?

Vale lembrar que esse tipo de reação do sistema imunológico só acontece em pessoas que o possuem em perfeito funcionamento, ou seja, pessoas imunossuprimidas, pessoas em tratamento com quimioterapia, pessoas pós transplante de órgãos tomando imunossupressores, diabetes intensa e outros, não têm a capacidade de combater infecções dessa maneira.

Como vimos anteriormente, a principal função do pus é mostrar que existe uma infecção ativa em algum local e que seu organismo está tentando combater essa complicação.

O que significa pus no ferimento?

Quando uma ferida apresenta pus, isso normalmente representa que a ferida sofreu uma infecção provavelmente bacteriana.

Isso acontece, pois, nosso organismo tenta combater todos os processos infecciosos que o acometem. Algumas vezes, o aparecimento de pus pode estar relacionado com a falta de higiene, o que favorece a proliferação de bactérias.

O que é bom para tirar o pus? (Receita caseira)

Existem muitas receitas caseiras ditas boas para retirar o pus de determinados locais, pois devemos sempre lembrar que alguns casos é necessário a intervenção cirúrgica para retirada do pus.

A seguir mostraremos algumas receitas caseiras que são comumente usadas para tirar o pus.

• Seiva de babosa: limpe a região com água e sabão, seque e aplique uma compressa de seiva de babosa, pois ela é um cicatrizante natural excelente.
  • Retire a seiva da babosa, aplique diretamente sobre a região e coloque uma gaze limpa. Repita o procedimento entre 2 e 3 vezes ao dia.
  • Cataplasma de ervas: 2 colheres de folhas/raízes de jurubeba, ½ xícara de cebola ralada, 1 colher de farinha de mandioca e 1 xícara de mel.
  • Ferva todos os ingredientes por 10 minutos. Deixe a mistura ficar morna e umedeça um pano limpo com 2 colheres da mistura. Aplique na região e deixe agir por 2 horas, lavando o local com água e sabão neutro passadas as 2 horas da aplicação.
  • Chá de calêndula: faça o chá das folhas secas de calêndula, coe e beba ainda morno por até 3 vezes ao dia.

Além dessas existem várias outras maneiras e receitas que possuem alto poder depurativo do sangue, fazendo com que as impurezas do organismo sejam retiradas com o uso de substâncias consideradas naturais.