Top Menu

Dry Needling: O que é e como funciona esta técnica?



O Dry Needling é conhecido como agulhamento a seco. No Brasil a técnica começou a ser difundida entre os fisioterapeutas. Existem cursos presenciais regulamentados pelo COFFITO. A modalidade de cursos online também é uma das alternativas mais acessíveis aos profissionais e regulamentada pelo COFFITO.


O que é Dry Needling?

O dry needling é uma técnica da fisioterapia invasiva, conhecida como agulhamento a seco pois as agulhas não possuem nenhum tipo de anestésico ou medicação na ponta.


Indicação do agulhamento a seco

O agulhamento a seco é indicado para:

·         Dores miofascial, por isso é ideal para fibromialgia
·         Trigger points
·         Cefaleia tensional
·         Dorsalgia
·         Ciatalgia
·         Lombalgia
·         Dorsalgia
·         Cervicalgia
·         Síndrome miofascial
·         Torcicolo

A técnica é especial para os músculos, então cabe ao fisioterapeuta determinar a combinação dela com outras técnicas musculares, como por exemplo: liberação miofascial ou massoterapia. O Dry Needling também é aplicado isoladamente.


Como funciona o Dry Needling?


No curso de dry needling online ou presencial o aluno aprende as teorias ou mecanismos responsáveis pela destruição e degeneração das fibras musculares. Esta técnica atua na desativação destas fibras musculares tensas e superativada. 


curso de dry needling online está disponível para os profissionais da fisioterapia e da área da saúde.  Acesse o link e comece o curso, você ganhará um bônus especial através da nossa parceria, que é um curso de bandagem elástica funcional. Sabemos que este é o combo perfeito para os fisioterapeutas e estudantes do movimento. (Saiba mais)

Qual agulha usa no DRY NEEDLING? O tipo de agulha para dry needling é a agulha sistêmica, esta agulha é ideal para desativar a fibra. E é a mesma da acupuntura. 


Para aplicar o agulhamento a seco é necessário conhecimentos de anatomia avançados, mas é claro que todos estes conhecimentos serão revisados no curso. O profissional terá mais facilidade na interpretação dos conhecimentos anatômicos quando a prática da técnica acontecer.

Qual a diferença da Acupuntura para Dry Needling?

A diferença da Acupuntura para Dry Needling são muitas, a única semelhança das técnicas esta na utilização da agulha sobre os músculos para que circulação sanguínea aumente.

Mas os princípios e os fundamentos da acupuntura diverge do agulhamento a seco. A acupuntura entende que o tratamento com agulhamento é sobre os órgãos do corpo humano e não sobre a disfunção muscular. 

Embora as agulhas da acupuntura atuem sobre o músculo, a intenção não é tratar o músculo, mas sim a disfunção energética.

Como a acupuntura é uma técnica oriental, os conceitos de energia são aplicados sempre, para isso o fisioterapeuta precisa abandonar sua visão ocidental e conhecimentos anatômicos e mergulhar para memorização dos canais de energia da acupuntura.  


Em contrapartida o agulhamento a seco foca somente na dor muscular e desativação dos pontos gatilhos, isso acontece sem focar na relação deles com os órgãos. Portanto são duas visões diferentes, as técnicas não se assemelham nenhum pouco, pois tratam de objetivos diferentes.

Por exemplo: se o paciente tiver a presença de trigger points a acupuntura interpreta que o paciente tem uma deficiência de sangue no fígado. Por isso ela introduz a agulha no músculo para tratar o fígado e não o ponto gatilho.  O problema não está no ventre muscular e sim no órgão, para acupuntura. Para o dry needling a visão será sobre a cura do músculo e não a melhorar do órgão. 

Por fim, a melhora dos órgãos através da tensão muscular faz parte da visão oriental ou terapia energética. Agora que você aprendeu sobre a técnica de agulhamento a seco e as diferenças com a acupuntura, não deixe de se atualizar, acesse o netflix da fisioterapiaEDUCAFIT


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Blogger by Templates Top Best | Distributed by Templates Para Blogger