Top Menu

Como montar uma Clínica de Fisioterapia? Tudo que você precisa saber


Como montar uma Clínica de Fisioterapia?Tudo que você precisa saber

Para montar uma clínica de fisioterapia o profissional precisa se dividir no atendimento de 3 grandes áreas da fisioterapia. Estas áreas são: neurologia, ortopedia e cardiorrespiratória.  

Focando na atuação dessas 3 grandes áreas, a clínica de fisioterapia deverá objetivar a reabilitação dos pacientes e a promoção da saúde. A clínica de fisioterapia deverá objetivar “o melhor atendimento possível ao paciente”.

Como montar uma clínica de fisioterapia?

Para montar uma clínica de fisioterapia é preciso que o profissional foque no mercado. Ou seja, conheça seu campo profissional, estude os concorrentes, entenda dos custos para manutenção da clínica e se concentre no seu público alvo.

Entendendo os custos

Não é preciso que o profissional saiba de finanças, mas é necessário ao menos entenda os custos para manutenção da sua clínica. O CREFITO 3 de São Paulo, possui um simulador para os fisioterapeutas calcularem os gastos.

O simulador de manutenção da clínica de fisioterapia, é um balanço financeiro e ajuda os profissionais direcionarem a quantia de dinheiro adequada para cada despesa. Por exemplo: Quantos pacientes eu tenho que atender para que todas as despesas da minha clínica sejam pagas?  Essa é uma pergunta que um empresario deverá ter em mente. 

O mercado da fisioterapia está saturado há anos! Esta é a frase que vem da boca da maioria dos profissionais, que é claro estão em trabalhos medíocres e ganham abaixo do piso salarial do fisioterapeuta.

como montar uma clinica de fisioterapia?


Do ponto de vista de quem vê de baixo, montar uma clínica de fisioterapia sempre será um sonho impossível.  Afinal os fisioterapeutas disputam entre si, principalmente no preço de cada consulta. A disputa é maior entre os profissionais de ortopedia, pois é onde a demanda é maior. 

Mas olhando do ponto de vista de quem tem sucesso e partindo para uma opinião pessoal, eu Dra.Thays Rodrigues, como fisioterapeuta sei da qualidade dos profissionais no mercado. E tenho colegas super qualificados, que cobram 300 reais a sessão, pois são bons e dão retorno imediato ao paciente. Portanto o mercado de fisioterapia realmente está saturando, mas de profissionais que não dão resultado. Não seja o profissional na média ou abaixo dela, agregue valor ao seu serviço.


Público Alvo da sua clínica de fisioterapia

O público da fisioterapia é amplo, afinal são diversas áreas. Mas diria, que sua clínica tem que focar em 3 áreas grandes como: neurologia, ortopedia e cardiorrespiratória. Assim você direciona mais 3 técnicas que se encaixam nessas áreas.

Diria que um fisioterapeuta de sucesso tem que conhecer pelo menos:
·         1 técnica muscular
·         1 técnica articular
·         1 técnica neurológica

Sabendo 3 técnicas específicas teremos um atendimento diferenciado e acima da média. Logo um fisioterapeuta qualificado, conseguirá um padrão de qualidade e um preço confortável pelo seu serviço diferenciado. 

como montar uma clínica de fisioterapia?


Escolher o público é bom. Por exemplo, se o profissional deseja atender a classe A, precisa conhecer seus hábitos, gostos, tendência de mercado e prestar um atendimento a altura do público A. Isso é importante para o sucesso da clínica. Porque não da para atender a CLASSE A e não oferecer um serviço de qualidade. Ou seja não presar pela beleza estética, pois isso faz parte do universo do público A. Por isso, entenda seu público sempre e ofereça o serviço adequado.

Estudando os concorrentes

Conheça seus principais concorrentes, as outras clínicas de fisioterapia e fisioterapeutas. Assim você consegue saber o que eles praticam e o preço de cada sessão. Os concorrentes costumam se classificar em dois grupos:

1.      FORMALIZADOS: hotéis, academias, studios de pilates, SPAs, centro de reabilitação
2.      INFORMAIS: profissionais autônomos, esteticistas e massoterapeutas

Entenda como montar uma empresa

O passo primordial para montar uma empresa é elaborar um plano de negócios. Se você não sabe como criar uma empresa ou até sabe, é preciso que você busque a opinião de um especialista para te guiar nos passos certos.

Por exemplo, o SEBRAE é uma empresa de consultoria empresarial que irá te ajudar a montar sua clínica de fisioterapia. Existem estudos e pesquisas prontas para que o fisioterapeuta análise a viabilidade da sua clínica. O sebrae auxilia os profissionais a empreenderem da forma certa. Mas nunca deixe de aprender para agregar valor ao seu serviço, aprenda mais nos cursos da Educafit


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Blogger by Templates Top Best | Distributed by Templates Para Blogger