Top Menu

Fisioterapia: O que é e como funciona essa profissão?

A fisioterapia é uma área repleta de oportunidades para os profissionais. A recuperação do movimento ou reabilitação do corpo humano é um dos principais foco desta profissão. Sendo que a profissão foi reconhecida somente em 1969 no Brasil. 

Mas existem relatos sobre a fisioterapia, desde a primeira tentativa dos homens primitivos na diminuição da dor. Com o tempo, as técnicas e exercíciosforam criadas. Assim a profissão realmente nasceu no século 20, ganhando destaque através da reabilitação de feridos nas duas grandes guerras mundiais.

Embora tenha sido reconhecida tardiamente no Brasil, a fisioterapia já tinha sido empregado na Santa Casa da Misericórdia de São Paulo em 1929. E em 1951 foi criado o primeiro curso de fisioterapia no Brasil.


O que é fisioterapia?

É a ciência que estuda, previne, recupera e diagnostica qualquer tipo de alteração biomecânica ou cinética funcional. Essas alterações biomecânicas ocorrem em todo sistema humano, por isso a fisioterapia se divide em diversas áreas.


O que um fisioterapeuta faz?



O fisioterapeuta pode trabalhar com doenças adquiridas, genéticas ou traumas (lesões). O objetivo como já falamos é a reabilitação. Porém o fisioterapeuta pode atuar como promotor de saúde, agindo na linha primária da saúde e atuando na prevenção de doenças e enfermidades.  


Quando é o dia da fisioterapia?


O dia da fisioterapia nasceu em 13 de outubro de 1969, quando a profissão foi reconhecida sobre a decreto de lei nº 938/69. Atualmente somente profissionais devidamente formados por uma das instituições reconhecida pelo MEC e portadores da identidade de fisioterapeuta (CREFITO), podem exercer a profissão. Estes profissionais celebram o dia de sua classe todo ano no dia 13 de outubro.

O que um fisioterapeuta faz?

Ao profissional do fisioterapeuta compete:
· Avaliar
· Diagnosticar
· Prescreverexercício
· Reabilitar
· Melhorar as condições pisco-físico-social

o que é a fisioterapia?

O fisioterapeuta faz todo o acompanhamento do tratamento do paciente, com também a evolução dele, afim de libera-lo para o retorno de suas atividades diárias.

Qual o símbolo da fisioterapia?

simbolo da fisioterapia

símbolo da fisioterapia é representado por 2 serpentes na cor verde. As serpentes são envoltas em um raio dourado. O nome fisioterapia está gravado em baixo na cor camafeu. O camafeu é uma pedra semipreciosa que possui duas camadas de cores, porém a cor predominante é o cinza.

O símbolo da fisioterapia esta oficializado desde 2002 pelo COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

O que significa o símbolo da fisioterapia?

A serpente representa força, renovação, juventude. Porém pode salientar a sabedoria. É importante destacar que o símbolo possui influências gregas, é inspirado no Deus da cicatrização “Asclépio”.

Asclépio é o pai da medicina, porque aprendeu a ciência de cura com o mestre Quíron. Uma das características marcantes de Asclépio são duas serpentes envoltas no seu cajado. Essa simbologia remete a saúde e a origem da medicina. Por isso a maioria das profissões da área da saúde possuem símbolos com serpentes, como por exemplo: enfermagem e farmácia.


Na lógica da medicina o veneno pode ser letal, como também possui a capacidade de cura. Mas a origem vai muito além disso, pois está ligada com animal em si, o fato das cobras trocarem de pele diz muito sobre os atributos de regeneração do corpo humano.

Por fim, o raio, remete as divindades, a iluminação das decisões de forma consistente. Mas também remete as forças inconscientes como por exemplo: equilíbrio e inércia. O raio é um dos símbolos mais frequentes das profissões da saúde, outro exemplo é da classe dos psicólogos.

Por fim, não deixe de aprender mais sobre a fisioterapia, é uma profissão fantásticas e no Clique Fisio existem conteúdo sobre a profissão. Acesse o artigo sobre ventosaterapia.


Postagem mais recente Página inicial
Blogger by Templates Top Best | Distributed by Templates Para Blogger