Software de gestão para fisioterapeutas: proteção dos dados dos seus pacientes

0

Existe uma solução para gestão de dados do seu paciente. Sabia que é possível evitar a perda de dados pessoais dos pacientes e vazamento de informação.

Isso acontece através do software de gestão para fisioterapia. O Software de gestão para clínicas e profissionais de Fisioterapia é uma segura para os fisioterapeutas, profissionais da saúde, clínicas ou consultórios. E cumpre a legislação do COFFITO.

Legislação do Coffito

O COFFITO obriga que os fisioterapeutas registem seus atendimentos e dados dos pacientes em prontuários. Você pode consultar a RESOLUÇÃO N°414/2012 e saber mais informações sobre prontuários e cadastro do paciente. Fizemos um breve resumo das principais obrigações dessa resolução, veja abaixo:

  1. Registrar prontuários das atividades prestadas aos seus pacientes ou clientes.
  2. Quando registradas manualmente, precisam ser redigidas de forma clara e legível. Ou o profissional, deverá optar por meio eletrônico.
  3. É obrigatórios manter o sigilo das informações dos pacientes ou cliente.
  4. O prontuário só poderá ser divulgado com autorização do responsável ou justa causa.
  5. O fisioterapeuta deverá guardar os prontuários de todas as atividades prestadas. Isso por no mínimo 5 anos a contar do último registro.
  6. O prontuário deve estar em ambiente sigiloso e possuir privacidade.
Todas essas obrigações com prontuários, quando descumpridas levam a implicação legal aos profissionais, consultórios e clínicas. Ou seja, pode acontecer uma multa simples ao profissional ou até a suspensão do registro profissional em casos graves. Por isso, é obrigatório que os software de gestão para clínicas e profissionais de Fisioterapia são uma opção segura.

Como armazenar o prontuário fisioterapêutico?

Antigamente os profissionais utilizavam fichas de papel e isso acontece até hoje. Mas é uma prática obsoleta e não é segura. Porque qualquer pessoa invadir o ambiente onde esta as fichas, poderá ter acesso a elas. Também existe o risco de você perder ou danificar as fichas de papel.
Sabia devemos guardar as fichas por até 5 anos ? Então imagina a pilha de fichas que você terá em seu consultório.
O meio mais eficiente de armazenar dados é o eletrônico, alguns profissionais optam por armazenar no Excel e hospedar na nuvem ou Google drive.
Porém, é uma estratégia frágil, já que não existe criptografia para proteger as redes de informações dos pacientes.
A forma de proteger dados de seus pacientes mais segura é optar por um sistema de gestão. Os sistemas atendem as exigências do Conselho de Fisioterapia e de outras áreas da saúde. E conseguem usar de criptografia para armazenar os dados do paciente.

Vantagens em utilizar um sistema de gestão para sua clínica

  • Função de agenda online
  • Prontuário eletrônico e seguro para seus pacientes
  • Facilidade para cadastramento dos pacientes
  • Ajuda na gestão financeira e controle
  • Produz relatórios sobre a gestão da clínica ou consultório
O sistema ZENFISIO é um dos mais recomendados para segurança e gestão na fisioterapia. É um software que possui politicas rígidas de segurança de dados. E como falamos, segue toda a resolução do COFFITO.

Leave A Reply

Your email address will not be published.